quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

A Palavra de Deus transforma tudo e todos

Vários reis, assim como Josias, eram sábios, piedosos e tementes a Deus. No tempo desse rei [Josias], seu povo foi trabalhar no templo e lá encontrou o Livro da Lei [a Bíblia Sagrada], que havia sido esquecido e já não era mais usado. Naquele tempo, os livros eram raros, e a Aliança com o Senhor e com as Sagradas Escrituras havia sido esquecida. As pessoas nem sabiam de sua existência. 

O rei, ao tomar conhecimento do livro sagrado, arrepende-se por si e por seu povo, porque percebeu que, assim como eles, seus pais e seus avós também não tinham conhecimento dele [livro sagrado]. Então, o rei convocou toda a assembléia e todos leram, junto com ele, a Palavra do Senhor. Nesse momento, Josias cria uma aliança com o Senhor, cumprindo as Suas palavras e toda a assembleia também se propõe a também cumpri-las.

A humanidade, hoje, vive desse jeito, embora haja muitos livros da Palavra de Deus. Observe se na sua casa e na casa de seus irmãos, vizinhos, a Palavra de Deus é viva e ativa? Nós temos a graça de ter conhecimento dela [Palavra], por isso temos a obrigação de divulgá-la, pois não foi à toa que Deus nos preservou. Apesar de não sermos melhores do que os outros, o Senhor nos escolheu e por isso temos a obrigação de ser um outro rei Josias, que se arrependeu de não ter, por muito tempo, a Palavra de Deus viva e ativa em sua vida. Mas isso não é apenas uma questão de obrigação, mas também de sabedoria, porque o Livro da Lei muda a nossa vida, nos dá qualidade de vida e parâmetros para vivermos e alcançarmos a felicidade. 

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Amizade

Um dia todos nós amigos iremos nos separar, sentiremos saudades de todas as conversas jogada fora, dos sonhos que tivemos. Os dias vão passar, ate esse contato se tornara mais raro. Um dia nossos filhos verão aquelas fotos e perguntarão: " Quem são essas pessoas?" A saudade vai bater e com os olhos cheios de lagrimas eu direi: " Foi com eles que vivi os melhores momentos  da minha vida!".

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Passo-a-passo



Quem nunca viu uma revista que prometia receitas milhagrosas de emagrecimento com um número de passos a ser seguidos? A verdade é que todo esse passo-a-passo chega sempre a um ponto comum e é nele que se resume todas as receitas. Não importa se você leu que era para comer alfafa no café da manhã ou para jantar 1/2 azeitona, o centro do emagrecimento está em se fazer exercícios e isso independe do tipo de comida que você coma (desde que seja uma alimentação balanceada).
Não, eu não escrevi isso tudo para falar sobre receitas e emagrecimento. O ponto que venho tratar é: Pra que perder tempo com passos que não te levariam a lugar algum? É preciso encontrar o ponto que realmente importa e não tentar consertar nossa vida com receitas ditadas por ai.
Mas se você insiste em seguir receitas, então eu vou ter de passar a minha receita da felecidade: 1º) recitar um poema Russo (em Russo) depois que acordar. 2º) durante o resto do dia você tem que amar todos que passarem por você e não fazer mal a ninguém. 3º) no fim do dia você tem que recitar um outro poema antes de dormir, desta vez em mandarin. Simples assim.
Obs.: Essa receita não tem validade alguma. Sugerimos a substituição dos poemas por oração. É um pouco mais fácil e dá um resultado muito melhor.

domingo, 20 de janeiro de 2013

Por que há demônios esculpidos nas catedrais de Notre Dame e Sevilha?


Não apenas as catedrais de Notre Dame de Paris e de Sevilha têm demônios esculpidos na fachada. Todas as catedrais medievais os trazem. E não só na fachada, mas também no interior, esculpidos, pintados ou nos vitrais. E não apenas as catedrais : as igrejas dos Séculos XI ao XIV os representam em múltiplas formas e aspectos. Era um hábito muito salutar dos construtores das igrejas de então. Por que?
Naquele tempo os livros eram raros. A Santa Igreja utilizava seus edifícios sagrados para instruir os fiéis a respeito das verdades da Fé. Assim, as fachadas são cheias de cenas bíblicas, de símbolos históricos, de personagens de legenda. Nelas se vêm fatos quotidianos referentes à vida profissional, à vida de família, religiosa ou guerreira - a Igreja com isso ensinava os comportamentos virtuosos e condenava os maus hábitos. Vêm-se os eleitos entrando na glória eterna e os condenados sendo lançados no fogo eterno, bem como alegorias evocando virtudes e vícios. Entre as evocações dos vícios estão os demônios.
Na igreja que frequento em Paris - Saint Julien le Pauvre - vê-se, no interior, um demônio no alto da ogiva, exatamente sobre o altar do celebrante. Como um gato, pronto a dar um bote, com cara de esperto e aliciador, o demônio encara o público. É o demônio da distração. Aqueles que não assistem à Santa Missa atentamente põem-se ao alcance de seu bote. E é incrível : quando nos distraímos durante a celebração e o olhar perdido vagueia pela igreja, os olhos caem invariavelmente sobre ele. Não há então quem não se corrija, voltando a atenção à celebração. Sabedoria da Igreja. Em Notre Dame os demônios mais famosos são em forma de gárgulas ; isto é ; terminais das canaletas que lançam na rua a água de chuva, escorrida dos telhados. São medonhos. Neste momento a França se encontra sob fortes chuvas.
A Bretanha foi inundada, os rios transbordam. Outro dia, mostrava a catedral a amigos brasileiros e chovia. Do lado de fora esses demônios despejavam água sobre as calçadas, espirrando em todos, impedindo-nos assim de contemplar os belos detalhes das fachadas laterais. Se não fossem esses demônios, as canaletas levariam as águas até os esgotos, e nós tranquilamente terminaríamos a visita. O demônio só atrapalha. Fizemos um ato de detestação a ele : é o que a Igreja deseja. Seu objetivo, colocando ali aquelas figuras monstruosas estava alcançado: escapar de satanás e de suas tentações. Mais uma vez, sabedoria da Igreja.
O clero do tempo da catedrais tinha bem presente uma verdade hoje esquecida: a maior esperteza do demônio consiste em fazer crer que ele não existe. Recentemente ouvi um sermão dizendo que, se o Inferno existe, deve estar vazio. Veja como o sentimentalismo mole daqueles que não quererem se compenetrar de que esta vida é um combate, conduz a clamorosos erros contra a Fé. Isso se dá até mesmo com personagens que deveriam ensinar a verdade inteira. E esses demônios são hediondos. Nada têm dos demoninhos engraçadinhos, do tipo Brasinha, que se vêm com frequência por aí, fazendo gracinhas. Os tempos de fé não mascaravam a hediondez dos infernos.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Raízes profundas


Tempos atrás, eu era vizinho de um médico, cujo "hobby" era plantar árvores no enorme quintal de sua casa. Às vezes, observava da minha janela o seu esforço para plantar árvores e mais árvores, todos os dias. O que mais chamava a atenção, entretanto, era o fato de que ele jamais regava as mudas que plantava.
Passei a notar, depois de algum tempo, que suas árvores estavam demorando muito para crescer. Certo dia, resolvi então aproximar-me do médico e perguntei se ele não tinha receio de que as árvores não crescessem, pois percebia que ele nunca as regava.
Foi quando, com um ar orgulhoso, ele me descreveu sua fantástica teoria.
Disse-me que, se regasse suas plantas, as raízes se acomodariam na superfície e ficariam sempre esperando pela água mais fácil, vinda de cima.
Como ele não as regava, as árvores demorariam mais para crescer, mas suas raízes tenderiam a migrar para o fundo, em busca da água e das várias fontes de nutrientes encontradas nas camadas mais inferiores do solo. Assim, segundo ele, as árvores teriam raízes profundas e seriam mais resistentes às intempéries. Disse-me ainda, que freqüentemente dava uma palmadinha nas suas árvores, com um jornal enrolado, e que fazia isso para que se mantivessem sempre acordadas e atentas. Essa foi a única conversa que tive com aquele meu vizinho.
Logo depois, fui morar em outro país, e nunca mais o encontrei. Vários anos depois, ao retornar do exterior fui dar uma olhada na minha antiga residência.
Ao aproximar-me, notei um bosque que não havia antes. Meu antigo vizinho, havia realizado seu sonho! O curioso é que aquele era um dia de um vento muito forte e gelado, em que as árvores da rua estavam arqueadas, como se não estivessem resistindo ao rigor do inverno. Entretanto, ao aproximar-me do quintal do médico, notei como estavam sólidas as suas árvores: praticamente não se moviam, resistindo implacavelmente àquela ventania toda.
As adversidades pelas quais aquelas árvores tinham passado, levando palmadelas e tendo sido privadas de água, pareciam tê-las beneficiado de um modo que o conforto e o tratamento mais fácil jamais conseguiriam.
Todas as noites, antes de ir me deitar, dou sempre uma olhada em meus filhos.
Debruço-me sobre suas camas e observo como têm crescido.
Frequentemente, oro por eles. Na maioria das vezes, peço para que suas vidas sejam fáceis: "Meu Deus, livre meus filhos de todas as dificuldades e agressões desse mundo".
Tenho pensado, entretanto, que é hora de alterar minhas orações. Essa mudança tem a ver com o fato de que é inevitável que os ventos gelados e fortes nos atinjam e aos nossos filhos. Sei que eles encontrarão inúmeros problemas e que, portanto, minhas orações para que as dificuldades não ocorram, têm sido ingênuas demais.
Sempre haverá uma tempestade, ocorrendo em algum lugar. Portanto, pretendo mudar minhas orações. Farei isso porque, quer nós queiramos ou não, a vida não é muito fácil.
Ao contrário do que tenho feito, passarei a orar para que meus filhos cresçam com raízes profundas, de tal forma que possam retirar energia das melhores fontes, das mais divinas, que se encontram nos locais mais remotos.
Oramos demais para termos facilidades, mas na verdade o que precisamos fazer é pedir para desenvolver raízes fortes e profundas, de tal modo que quando as tempestades chegarem e os ventos gelados soprarem, resistiremos bravamente, ao invés de sermos subjugados e varridos para longe.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Era uma vez uma cadela que estava esperando filhotinhos…


…Ela e o pai aguardavam ansiosos o nascimento dos bebês. Os dois tinham todos os cuidados para a gestação ser perfeita.
Enquanto a mãe repousava e tentava se alimentar da melhor forma possível, o pai mimava, caçava e protegia a mãe de seus filhos, tudo isso a espera de ver aqueles cãezinhos nascerem.
Finalmente chega o dia. A mãe apreensiva reúne suas forças para ter os filhotes, ao mesmo tempo há o acompanhamento aflito do pai, eles nascem. Infelizmente, uma bactéria infectou-os e logo após sentirem a esperança de viver eles morrem. A tristeza de pai e mãe foi intensa, a depressão tomou conta dos dois. Depois de muito tento eles se recuperaram da perda.
Esse foi só um dos muitos exemplos que temos do sofrimento de animais que perdem suas crias. Enquanto eles sofrem por não gerar descendentes, como pode o homem matar seu próprio filho através do aborto? É legal ser considerado o único animal racional, mas não ter um pingo de sentimento quando se trata de uma nova vida é cruel.









quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

O poder da oração


Não digas PAI, se a cada dia não te comportas como um filho.
Não digas NOSSO, se vives isolado em teu egoísmo.
Não digas QUE ESTÁS NO CÉU, se só pensas nas coisas terrenas.
Não digas SANTIFICADO SEJA O TEU NOME, se não o honras.
Não digas VENHA A NÓS O TEU REINO, se o confundes com o êxitomaterial.
Não digas FAÇA-SE A TUA VONTADE, se não a aceita como é.
Não digas ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU, se duvidas da
existência do inferno.
Não digas O PÃO NOSSO DE CADA DIA, se não te preocupas com
quem tem fome.
Não digas PERDOA AS NOSSAS OFENSAS, se guardas rancor de
teus irmãos.
Não digas LIVRA-NOS DO MAL, se amas o pecado.
Não digas AMEM, se não entendes e não dás crédito às palavras do
Pai Nosso…
As primeiras partes de cada frase (as partes do Pai Nosso que estão em letra maiúscula) estavam escritas em uma cartolina e a segunda parte das frases foram distribuídas para cada pessoa que em seguida teve de colar esta junto à frase correspondente.
Em seguida o grupo debateu sobre o tema “Oração”.




terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Que comece a guerra


Tropas inimigas ameaçam tirar de você sua pátria e você é convocado para lutar nessa guerra até à morte. Não estou falando de disputas de poderes econômicos e políticos, mas da batalha pessoal que você tem que enfrentar todo o dia.
Quando batizado, você passou à ser um cidadão do Céu e como tal passou à ter o direito de viver lá ao lado de Deus (graças ao nosso herói Jesus que deu à vida por nós), mas não é tão simples porque ainda é preciso evitar que deixemos se perder de nós essa pátria celeste através das nossas atitudes terrenas.
Use as armas que te são dadas, ajude os companheiros feridos, seja fiel à sua nação e nunca… nunca perca a esperança de que um dia as coisas vão melhorar e de que elas não serão piores do que você consegue aguentar.

Oração a São Miguel Arcanjo
São Miguel Arcanjo,
protegei-me no combate,
defendei-nos com o vosso escudo
contra as maldades
e as ciladas do demónio.
Ordene-lhe Deus,
instantemente vos pedimos;
que vós, ó príncipe da milícia celeste,
pelo divino poder,
precipitai no inferno a Satanás
e à todos os espíritos malignos
que andam pelo mundo
para perder as almas.
Amém.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Sacrifício
 
Teus trajetos eu quero percorrer
Teu caminho, oh Jesus, é o meu lugar
Com tuas marcas, eu quero me marcar
Sofrer a dor pra perdoar
Eu quero obedecer tua voz
Sacrificar-me por amar

Eu quero te imitar, Jesus
Vidas restaurar
Eu quero ir além do véu
Romper o impossível
Me ajude a caminhar

Quem escolhe o teu caminho
Flores não vai encontrar
Vêm coroas de espinhos
Vêm motivos pra voltar

Mas quem escolhe o teu caminho
Além de tudo encontrará
A maior das recompensas
Que alguém pode ganhar
Vida eterna.

domingo, 6 de janeiro de 2013

O respeito é contagiante



Lembra daquelas palavrinhas mágicas que aprendemos quando crianças e acabamos esquecendo quando crescemos? Então, ta na hora de voltar à respeitar as pessoas, porque esse é o primeiro passo para ser respeitado.

É incrível como o respeito pode ser contagiante! Porque você não deseja um bom dia à alguém hoje? Quem sabe assim isso faça com que ela vá trabalhar mais disposta e assim diga "muito obrigado" à um cliente que ela vai atender? Esse cliente não poderia acabar dizendo "com licença" à uma pessoa que estava no caminho? E se essa pessoa do caminho pedir desculpas para uma pessoa com quem ela esbarrou? Quem sabe ainda se essa ultima pessoa por causa disso tudo quando encontrar com você na rua não lhe desejará uma boa noite?

Ter respeito não é sinal de fraqueza, afinal o que diferencia a briga do dialogo é que na briga o objetivo é ser o menos prejudicado, enquanto o objetivo em um dialogo é ser o que mais ajudou o outro a crescer.



sábado, 5 de janeiro de 2013

Deus do simples

 

Tradução automática viaGoogle Tradutor
Alive Again
Eu acordei na escuridão
Soou pelo silêncio
Oh onde, onde eu estive?
eu acordei para a realidade
perdendo o controle sobre mim
Oh onde, onde eu estive?
Porque eu posso ver a luz
antes de eu ver o nascer do sol
Refrão
Você chamou e gritou
rompeu a minha surdez
Agora estou respirando
e expirando
eu estou vivo de novo!
Você quebrou a minha escuridão
Lavados minha cegueira
Agora estou respirando
e expirando
eu estou vivo de novo!
Verso 2
Eles nunca te amei
Você esperou para mim,
eu procurei por você?
O que me levou tanto tempo?
eu estava olhando para fora
como um amor jamais iria querer esconder
Eu estou achando que eu estava errado
Porque eu posso sentir o vento
antes de atingir minha pele
ponte
Porque eu quero você!
Sim, eu quero você,
eu preciso de você
E eu vou fazer o que sempre tenho que
só para passar
Porque eu te amo
Sim, eu te amo!

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Cuidado com as orações


Já ouviram falar sobre os ditados populares que sofrem alterações porque são passados de boca em boca? Por exemplo, o ditado que antes era “quem não tem cão, caça comogato” se transformou em “quem não tem cão caça, com gato”.

Pior ainda quando isso aconteça com as nossas orações. Algumas pessoas, por estarem acostumadas à ouvir as outras falando as orações comuns, podem acabar se confundindo em uma sílaba ou palavra e transformando assim todo o sentido da frase.

Esta postagem é para alertar sobre esse erro, dando exemplos com a forma correta de 3 orações, seguidos do comentário com as alterações que as pessoas costumam fazer:



1.
Graças e louvores sejam dadas a todo momento.
Ao Santíssimo e
 Diviníssimo sacramento.

(Muitas pessoas confundem a palavra Diviníssimo com Digníssimo)



2.
…e depois deste desterro mostrai-nos Jesus,
bendito
 é fruto do vosso ventre.

(Na oração da Salve-Rainha, diferente da oração da Ave Maria, não existe um “é” depois da palavra bendito. Erro facilmente observado quando analisado o contexto em que se apresenta)



3.
Creio em Deus Pai todo poderoso, Criador do céu e da terra
que 
e em Jesus seu único filho e Salvador…

(Após dizer “Creio em Deus Pai…” o correto é dizer “…e em Jesus” e não “…que em Jesus” porque a frase ficaria sem sentido)



Não sei se fui muito claro, mas espero ter ajudado a todo aqueles que ainda não haviam percebido esses erros comuns em suas orações.

Se você souber de outros erros comuns ou se ainda tem alguma dúvida, deixe um comentário para enriquecermos ainda mais as nossas informações.

 

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Quem são os verdadeiros "irmãos" de Jesus?


No Evangelho de hoje (Mateus 12,46-50 ), Jesus é interrompido durante um sermão por alguém que diz: “Olha! A sua mãe e os seus irmãos estão lá fora e querem falar contigo”.

O que Cristo disse, ao ser informado de que Sua mãe e Seus irmãos estavam ali, nessa ocasião, parece consistir em desprezo aos Seus familiares, mas, na realidade, o significado é bem mais profundo do que isso.

Ao declarar que todo aquele que faz a vontade de Deus é a Sua família, Jesus não estava renunciando à Sua família segundo a carne. Como filho mais velho, Ele continuou a cuidar do bem-estar de Sua mãe. Isso é comprovado quando, ao dar a vida na cruz, Ele passa essa responsabilidade ao discípulo a quem amava.

Simplesmente Jesus define claramente que o parentesco de ordem humana não tem qualquer significação no Reino de Deus.

O relacionamento mais íntimo do Senhor Jesus é com o Seu Pai, que está nos céus, o próprio Deus Pai. O único “parentesco” permanente que Ele pode ter é de ordem espiritual – e é com aqueles que fazem a vontade de Deus. A estes, Ele chama de “meus irmãos”.

Deixando de lado os laços sanguíneos, representado pelo parentesco segundo a carne com Sua mãe e Seus irmãos, o Senhor Jesus passará agora a ampliar o Seu ministério a todos aqueles que O receberem, sem distinção entre judeus e gentios. Não se dará mais exclusividade a Israel, devido à sua incredulidade e rejeição.

O relacionamento “segundo a carne” passa a ser inteiramente superado por afinidades espirituais. A obediência a Deus é agora o fator predominante e definitivo para estabelecer tais afinidades, sem outra distinção qualquer.

O mesmo se aplica a todo aquele que recebe Cristo como o seu Senhor e Salvador. Ele disse: “Se alguém vem a mim e ama o seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos e irmãs, e até sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo”.Nosso relacionamento espiritual com Cristo produz um vínculo maior do que nosso parentesco de sangue.

Um aspecto muito importante que deve ser esclarecido é sobre os irmãos de Jesus. Os irmãos de Cristo, como fica claro pelo próprio texto bíblico, eram filhos de Alfeu e sua esposa, e não de José e Maria. Em diversos lugares o Evangelho fala desses “irmãos” (cf. Mt 12,46-47; Mc 3,31-32; Lc 8,19-20 e também em Jo 7,1-10).

Toda pessoa que pergunte sobre os irmãos de Jesus somente revela a sua ignorância da própria Bíblia. Até porque as línguas hebraica e aramaica não possuem palavras que traduzam o nosso ‘primo’ ou ‘prima’, e serve-se da palavra ‘irmão’ ou ‘irmã’.

No Antigo Testamento encontramos em Gn 37,16; Gn 42,15; Gn 43,5; Gn 12,8-14; Gn 39,15; Lv 10,4; Jó 19,13-14; Jó 42,11. Há muitos exemplos nas Sagradas Escrituras. Lê-se no Gênesis que “Taré era pai de Abraão e de Harão, e que Harão gerou a Lot” (Gn 11,27) que, por conseguinte, vinha a ser sobrinho de Abraão. Contudo, no mesmo Gênesis, mais adiante, chama a Lot “irmão de Abraão” (Gn 13,3). “Disse Abraão a Lot: nós somos irmãos”(Gn 14,14). Jacó se declara irmão de Labão quando, na verdade, era filho de Rebeca, irmã de Labão (Gn 29,12-15).

No Novo Testamento, fica claríssimo que os ‘irmãos de Jesus’ não eram filhos de Nossa Senhora. Os supostos ‘irmãos de Jesus’ são indicados por São Marcos: “Não é este o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, e de José, e de Judas e de Simão e não estão aqui conosco suas irmãs?” Tiago e Judas, conforme afirma São Lucas, eram filhos de Alfeu e Cleófas: “Chamou Tiago, filho de Alfeu… e Judas, irmão de Tiago” (Lc 6,15-16). E ainda:“Chamou Judas, irmão de Tiago” ( Lc 6,16).

Quanto a ‘José’, São Mateus diz que é irmão de Tiago: “Entre os quais estava… Maria, mãe de Tiago e de José” (Mt 27,56). Em Mateus se lê: “Estavam ali (no calvário), a observar de longe…., Maria Mágdala, Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu”.Essa Maria, mãe de Tiago e José, não é a esposa de São José, mas de Cléofas, conforme João 19,25. Era também a irmã de Nossa Senhora, como se lê em João 19,25: “Estavam junto à Cruz de Jesus sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria (esposa) de Cléofas, e Maria de Mágdala”. Simão, irmão dos três outros, ‘Tiago, José e Judas’ são verdadeiramente irmãos entre si, filhos do mesmo pai e da mesma mãe. Alfeu ou Cléofas é o pai deles.

Da mesma forma, se Nossa Senhora tivesse outros filhos, ela não teria ficado aos cuidados de São João Evangelista, que não era da família, mas com seu filho mais velho, segundo ordenava a Lei de Moisés. Eis um dilema sem saída para os protestantes, pois os ‘irmãos de Jesus’ são filhos de Maria de Cléofas.

Também decorrem duas questões: “Por que nunca os Evangelhos chamam os ‘irmãos de Jesus’ de ‘filhos de Maria’ ou de ‘José’, como fazem em relação a Nosso Senhor? E por que, durante toda a vida da Sagrada Família, apenas se contam três membros: Jesus, Maria e José?”

A própria Sagrada Escritura demonstra que os supostos ‘irmãos’ de Jesus são primos e não irmãos carnais d’Ele. Sua afirmação de que o trecho de Mateus tem duas passagens, uma referindo-se à filiação carnal e a segunda à filiação espiritual fica sem sentido, visto que não conferem com o texto bíblico. Até porque o parentesco de sangue não é mencionado pelos seus irmãos nas cartas que escreveram e que se encontram no Novo Testamento, indicando que não davam valor a isso. Ao invés disso, eles se dizem servos de Jesus Cristo.

Portanto, a Santíssima Virgem Maria é o templo divino, onde Deus fez Sua morada. Nela, o Altíssimo realizou a nova e eterna aliança, que é Nosso Senhor Jesus Cristo, trazendo-nos por meio de Seu Filho a salvação. Nossa Senhora viveu para Deus, cumprindo Sua vontade e colaborando com Ele na redenção. Hoje, celebramos a apresentação de Jesus no Templo. Ela era o templo de Deus, catedral iluminada, sonho do Pai eterno.